quarta-feira, 9 de junho de 2010
Tese sobre A origem das festas JUNINAS
Não quero “bater o prego e virar a ponta” com essa tese sobre o São João. Mas, andei pesquisando (por questão de curiosidade) e acabei descobrindo algumas coisas interessantes. Saca só o meu ponto de vista:
A festa junina é uma festa pagã? Por quê?
Bem, se vc parar pra pensar, antes de ser adaptada pelo cristianismo católico, tratava-se de uma festa oferecida à deusa Juno (rainha de todos os deuses).
No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos Jesuítas na época da colonização. Tal festa coincidiu com a celebração dos rituais de fertilidade feitos pelos índios. Daí a introdução das rezas, fogueiras, e comidas derivadas da mandioca, amendoim, milho, dentre outros alimentos tidos com abundancia nesta época. Os índios consideravam a abundancia desses alimentos uma dádiva divina, por isso, dançavam diante da fogueira agradecendo a deusa da fertilidade.
Sutilmente a igreja católica faz uma ligação dessa festa com o calendário de santos, no caso, São João. Será
Inocência ou Interesse financeiro? O fato é que até algumas igrejas evangélicas também estão aderindo a esse tipo de folclore nos meses de junho.
Só à nível de conhecimento: Não tenho absolutamente nada contra as comidas derivadas do milho nem contra o forró (inclusive gosto muito das duas coisas).
Sou contra a comemoração justamente nesta época. Já que temos doze meses no ano, por que fazer junto com os que comemoram uma festa pagã?
Reflitam!!!
Marcadores:
festas juninas,
junior max,
origem do são joão,
são joão,
sialtiel albuquerque junior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário